terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


ABC da Poupança – Poupar segundo os nossos avós

Olá a todos,

Tenho, com frequência, oportunidade de privar com pessoas com muita experiência de vida e primaveras contadas suficientes para os tratar carinhosamente por avós :) Nestas conversas cheias de saudosismo e memórias falamos desses tempos passados, desse antigamente em que a vida era mais simples, mais frugal, mais saudável. Fazem-me perguntas que me deixam a pensar pela sua pertinência e hoje decidi escrever sobre isso! Pois para estes avós poupar era o dia-a-dia.

- Nestes idos anos o acesso à carne e ao peixe era muito pouco, contava-se pelos dedos de uma mão quantos vezes se comia estas proteínas. Porém comia-se feijão, grão, ervilhas, favas e havia força para trabalhar (e muito) apenas com as proteínas da terra. Opte por substituir a carne e o peixe pelo menos três vezes por semana, poupe na carteira e na saúde;

- O acesso aos vegetais,frutas, ovos e leite era o acesso aos quintais, próprios ou dos vizinhos que vendiam ou trocavam por outros bens. Tudo era fresco e de qualidade. Experimente comprar directamente aos produtores da sua zona e garanta melhor preço e qualidade e logo, saúde;

- E o pão, os bolos caseiros, a manteiga e o café frescos que fazem ainda hoje as delícias de quem tem a sorte de os provar? (Acho que esta conversa me abriu o apetite :) ) Escolha fazer os seus próprios bolos e sobremesas, regale-se com um café feito em cafeteira. Garanta qualidade e uma poupança de pelo menos 50%;

1 comentário:

  1. Este texto deixa-me uma certa nostalgia, porque de facto perdeu-se alguma da simplicidade que nos caracterizava há alguns anos atrás! E não foi só ao nível da alimentação. Os próprios relacionamentos, a frugalidade no consumo, a simplicidade com que se faziam as coisas, etc. Hoje em dia parece que somos uns priviligiados porque temos acesso a tudo e mais alguma coisa, temos opções infinitas, informação abundante, acesso a um sem número de coisas...mas no meio de tudo isso, quer-me parecer que as pessoas são mais infelizes. Porquê? Acho que no meio de tanta oferta, tanta distração e tanta facilidade, valorizamos pouco o essencial e as pequenas coisas que nos fazem felizes! Afinal de contas, as coisas mais simples da vida são também as que nos tornam mais felizes ;-)

    Bruno Costa

    ResponderEliminar